sábado, 29 de outubro de 2011

SENTIMO-NOS INJUSTIÇADOS NO SOLETRANDO






A aluna Paola Fernandes Maia de Souza, 8º ANO PP, participou, ontem, dia 28/10, da etapa estadual das seletivas do Soletrando, quadro do programa do Caldeirão do Huck, rede Globo. Paola passou por todas as fases ficando para a final juntamente com mais 2 alunos. O primeiro a soletrar errou, a segunda foi Paola que soletrou a palavra ESFOLIAÇÃO. Já comemorávamos quando foi anunciado que a aluna havia errado, que esfoliação é com x e não com s. Como a próxima aluna soletrou a palavra corretamente, foi dada como vencedora.

No entanto, fizemos uma busca rápida na internet pelo celular e outros alunos que aguardavam do lado de fora da TV Globo Minas correram com seus dicionários mostrando que a produção havia errado. Feito a reclamação, pediram que aguardássemos.

Todos da produção ficaram aflitos e ligaram várias vezes para o Rio de Janeiro em busca de uma decisão.

Após um bom tempo, fomos chamados de volta ao local da soletração. O vídeo com a soletração de Paola foi repassado comprovando que ela disse s, mas os professores justificaram que as palavras esfoliação e exfoliação são homônimas e que segundo o dicionário Aurélio tem significados diferentes.

No entanto, todos nós escrevemos esta palavra com s, quando vamos nos referir a esfoliação da pele. Basta olhar nos dicionários, livros de ciências utilizados pelas escolas e nos rótulo de produtos de beleza que iremos encontrar a palavra e seus derivados com s: esfoliar, esfoliante, esfoliado, esfoliação.

argumentei de todas as formas possíveis, naquele momento, com a produção e com os professores, mas tudo foi em vão. Deram a vitória para a aluna do Colégio Militar de Belo Horizonte que irá representar o estado de Minas Gerais em 2012 no programa.

No entanto, anunciei ao programa que não iria me conformar e irei recorrer da decisão. A sensação de injustiça toma conta de todos nós. Afinal, se Paola errou, há muita gente cometendo o mesmo erro: marcas de cosméticos muito famosas , livros didáticos, dicionários, jornais, etc.

Um vídeo será colocado no youtube e uma manifestação já circula pelas redes sociais na internet. Foi criado um blog http://paolanosoletrando.blogspot.com/ com fotos e mais informações. Diversos e-mails estão sendo enviados à produção do Caldeirão.

Todos nós estão convictos que o erro foi do programa. Veja o que traz o dicionário Aurélio que, segundo informado pela produção do programa, é dicionário usado por eles e aceito em casos de reclamação:

ESFOLIAÇÃO: [Do lat. exfoliatione < lat. exfoliare, 'tirar as folhas' .] S. f. 1. Ato ou efeito de esfoliar. 2. Geol. Descamação (2). [Cf. exfoliação.]

EXFOLIAÇÃO: [Do lat. exfoliatione.] S. f. Med. Desprendimento da pele sob a forma de escamas [v. escama (2)]. [Cf. esfoliação.]

Quando a aluna perguntou o significado foi lido apenas “Desprendimento da pele sob a forma de escamas”. No entanto, o Aurélio traz como significado de esfoliação também “descamação”. Se buscarmos no mesmo dicionário o significado de descamação, teremos:

DESCAMAÇÃO: [De descamar + ção.] S. f. 1. Ato de descamar. 2. Geol. Separação, em forma de escama, das partes exteriores de uma rocha; esfoliação. 3. Derm. Queda, sob a forma de escamas, de elementos epiteliais da pele.

Assim, basta o Aurélio para provar que houve erro! Não podemos nos calar! Acessem também:

http://paolanosoletrando.blogspot.com/


Rosiney Aparecida de Arruda Oliveira

Diretora


Um comentário:

  1. Sou professora da rede estadual e sempre escrevi esfoliação assim. Estou de acordo com seu protesto. Não vamos nos calar.

    ResponderExcluir